segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Lição de casa

A 35ª rodada mostrou a tônica desse Brasileirão: quem joga em casa leva a melhor. Os dez mandantes saíram de campo com a vitória. Uns tem muito a comemorar, como o São Paulo, para outros, como o Goiás, foi só para cumprir tabela e ainda tem o caso do Ipatinga, que ganhou, mas ainda continua com lama na cabeça. Abaixo segue uma breve análise de todos os resultados da rodada, que começou na última quarta-feira.

Atlético Mineiro 4 x 1 Vasco
(Mineirão)
Após boas exibições contra Goiás, Fluminense e Santos, o Vasco voltou à dura realidade da temporada e foi facilmente goleado pelo Galo. A fragilidade da zaga carioca é impressionante. E novamente o Vasco teve um pênalti duvidoso a favor.

Fluminense 3 x 1 Portuguesa
(Maracanã)

Novamente a Lusa mostrou que poderia estar em outra situação, especialmente no 1º tempo. Mas na segunda etapa, René Simões mudou bem a equipe e infernizou o adversário pelas pontas.

Náutico 5 x 2 Cruzeiro
(Aflitos)
Agora está mais do que provado que o máximo para o Cruzeiro é uma vaga na Libertadores. Alguém imagina o São Paulo levando de cinco do Náutico? O Cruzeiro tem ótimos jogadores, mas a mentalidade defensiva de Adilson Batista atrapalha. Náutico segue vivo!

Ipatinga 3 x 0 Sport
(Ipatingão)
Impressionante como o Sport tirou o pé após alcançar uma pontuação que garantisse a permanência na Série A. Compreensível, mas preocupante, pois 2009 é ano de Libertadores. Quanto ao Ipatinga, só mesmo um milagre para evitar o rebaixamento.

Goiás 3 x 1 Botafogo
(Juscelino Kubitschek)

Paulo Baier aprontou novamente com três gols e levou o Goiás à 6ª posição no campeonato. Impressionante recuperação! Já o Bota segue em queda e mostra muitos problemas, fora os extra-campo.

Flamengo 5 x 2 Palmeiras
(Maracanã)

Jogo de alto nível. O Flamengo atacando o tempo inteiro e não dando sossego ao Palmeiras, que em contrapartida segue dependendo muito de Kleber e Diego Souza. O Mengo conta com melhores opções (Ibson que deu show, Kleber, Juan e Léo Moura). A situação do Palmeiras tende a melhorar, já que na próxima rodada encara o Ipatinga em casa, enquanto o Flamengo pega o Cruzeiro no Mineirão. Luxemburgo foi duas vezes ao Maracanã, escalou três zagueiros (esquema condenado pelo próprio Vanderlei) e perdeu por três gols de diferença (3 a 0 pro Flu e 5 a 2 pro Fla).


São Paulo 3 x 1 Figueirense
(Morumbi)

Um rolo compressor. Foi isso que o Figueirense encontrou no Morumbi lotado. O São Paulo fez o que tinha de ser feito e mostra a todos como jogar ofensivamente mesmo com três zagueiros. Borges segue decisivo, mas a maior prova de fogo será no próximo fim de semana, em São Januário. O lado bom para os são–paulinos é o fato de que o time cresce em jogos decisivos. O Figueira é outro que vai precisar de praticamente um milagre para se safar. E pior, vai ver seu rival Avaí na Série A, podendo estar na Série B.

Grêmio 2 x 1 Coritiba
(Olímpico)
O Grêmio continua vivo na luta pelo título. Com dois gols contando com a sorte, o tricolor bateu o bom time do Coritiba. Na próxima rodada, um triunfo contra o Vitória, pode dar a liderança aos gaúchos, já que o São Paulo vai enfrentar um desesperado Vasco no caldeirão de São Januário.

Santos 1 x 0 Internacional
(Vila Belmiro)
Que jogo feio! O Santos foi péssimo durante os 90 minutos e a molecada do Inter mostrou ter valor. Tirando Roberto Brum e Quiñonez, que entrou bem, o Peixe mostrou um futebol confuso e sem jogadas agudas. Cuevas e Bida não acertaram absolutamente nada. Molina foi bem marcado e a bola não chegou em Kleber Pereira. Ao menos, Márcio Fernandes deslocou Kleber para o meio e melhor o passe na segunda etapa. Quiñonez acertaria a bandeirinha do escanteio, mas a bola encontrou Gustavo Nery e morreu nas redes de Lauro. Sorte de Série A!

Atlético Paranaense 2 x 1 Vitória
(Arena da Baixada)
No duelo de rubro-negros, melhor para o paranaense, que novamente contou com a cabeça de Rafael Moura. Aos poucos o Furacão vai se safando e garantindo permanência na elite em 2009.

Um comentário:

Anônimo disse...

Por isso acredito que o campeonato irá se decidir na próxima rodada, quando São Paulo e Grêmio jogarão ora de casa. Quem contraria a "lógica" dos mandantes, ficará com uma mão no caneco.