terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Sistema de pontos corridos não mente

É raro um time ser campeão injustamente. Se a equipe chegou por mérito em uma final e ganhou jogando menos que a outra, azar do adversário. Por exemplo, o Liverpool jogou mais que o São Paulo na final do Mundial de 2005, mas não fez os gols. Incompetência inglesa e competência brasileira. São Paulo campeão merecido.

Escrevi isso para lamentar a visão de alguns jornalistas, que disseram que o Grêmio mereceu ser o campeão do Brasileirão 2008. Concordo que a campanha gaúcha foi muito além da esperada por todos, inclusive sua própria fanática torcida. Celso Roth notoriamente fez omelete sem ovos e levou o Grêmio a um honroso vice-campeonato.

Mas dizer que o título do São Paulo foi injusto me parece uma brincadeira de péssimo gosto. Os são-paulinos mostraram novamente que sabem como ninguém, disputar um campeonato de pontos corridos. Tiraram uma vantagem de 11 pontos em um turno e merecidamente levaram o tri/hexa pro Morumbi.

O jogo contra o Goiás foi mera formalidade, ou alguém achava que o São Paulo daria mole no Bezerrão? Foi campeão o time que melhor contrata, melhor vende, com ótima estrutura, comissão técnica de alto nível e melhor treinador. Nem tudo são flores no São Paulo, mas é o time que faz quase tudo com planejamento.

Quanto às vagas na Libertadores, a CBF bem que poderia mudar as regras e deixar só o São Paulo, Grêmio e Cruzeiro irem para o torneio, já que Palmeiras e Flamengo lutaram até o fim para ficar de fora. Brincadeiras à parte, fica meu lamento pela torcida vascaína e a certeza de que Dinamite voltará com o Vasco para a Série A o mais rápido possível.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sem dúvida é o sistema de disputa mais justo.